quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Arte e Literatura

Plano de aula de Literatura

Colégio ou escola:
Turma:
Professor(a):
Data:  /  /  .
Duração da aula: 1 hora e 40 minutos ou mais.
Recursos: Para a exposição da matéria de que tratará a aula: lousa e giz.  (Na falta destes, quadro branco e marcador.) Para a atividade em sala: fotocópias.
Tema e título da aula: Arte e Literatura.
Unidade didática: Conceito de arte e conceitos de literatura; linguagem literária e não literária; denotação e conotação; texto literário e texto não literário; tipos de livro: livro didático (compêndio), dicionário, enciclopédia e livro que contenha texto literário.
Atividades em sala: Leitura coletiva do poema Arte de navegar, de Eugênio de Andrade, leitura da tabela que se acha na página 14 do Minimanual Compacto de Literatura Portuguesa e folha de exercícios.
Atividades para o lar: Leitura do material didático e pesquisa de obras de arte de qualquer tipo (quadros, peças teatrais, textos, filmes, músicas, etc.) para discussão na aula seguinte.
Objetivo geral:
Apresentar e exemplificar os conceitos de arte e literatura e os fenômenos a elas inerentes.
Objetivos específicos:
: apresentar e exemplificar o conceito de arte e sua vinculação ao conceito de procedimento (modo de fazer) e estética;
: enunciar as sete artes e suas respectivas formas de expressão, isto é: suas respectivas matérias-primas (Isso é importante porque está difundida a ideia de que o cinema é considerado a sétima arte, do que se infere que há outras seis; além disso, praticamente todas podem ser divididas em períodos ou escolas.  E, uma vez que o professor de língua e literatura é também professor de linguagem, é obrigado a mencionar as diferentes formas de expressão com que se produzem discursos.);
: mostrar que a matéria-prima da literatura é a língua (e não uma linguagem, um código, qualquer), e que ela recebe um tratamento especial em algumas (ou muitas) passagens do texto, e não nele todo;
: expor a polissemia da palavra literatura e o significado que mais interessa à aula;
5º: exemplificar a diferença entre linguagem literária (estilo, modo de escrever, literário) e linguagem não literária;
: distinguir texto literário de não literário;
: apontar a denotação e a conotação.
Conteúdo: Toda a matéria do texto que será levado à lousa.
Procedimentos de ensino: aula expositiva dialogada seguida de avaliação formativa. 
Avaliação formativa: questões de múltipla escolha e questões discursivas.
Etapas:

1ª parte:
revisão do conteúdo da aula anterior;
2ª parte:
lançamento do conteúdo novo da aula, a ser anotado na lousa;
3ª parte:
explicação e exemplificação do conteúdo novo;
4ª parte:
fixação da matéria por meio de exercícios;
5ª parte:
dúvidas dos alunos e lição para o lar.

Referências bibliográficas:

ALONSO, André. Aula 9: Hesíodo e a poesia didática. In: ______. Bases da Cultura Ocidental. Rio de Janeiro: Fundação Cecierj, 2012, p. 6.

CÂNDIDO, Antonio. A literatura e a vida social.  In: ______.  Literatura e sociedade: estudos de Teoria e História Literárias.  13. ed.  Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2014, p. 27-49.

FARACO, Carlos Emílio; MOURA, Francisco Mato.  Literatura Brasileira.  17ª edição, São Paulo: Editora Ática, 2003.

FISCHER, Ernst.  A necessidade da arte.  Trad. Leandro Konder.  São Paulo: Círculo do livro, sem data.

INFANTE, Ulisses.  Curso de Literatura de Língua Portuguesa.  1ª edição, São Paulo: Scipione, 2001.

MAGALHÃES, Diógenes.  Redação com base na Linguística (e não na Gramática).  10. ed. Rio de Janeiro: Edições Coisa Nossa, 2008.

OLIVEIRA, Ana Tereza Pinto de; REIS, BENEDICTA Aparecida Costa dos. Minimanual Compacto de Literatura Portuguesa: teoria e prática.  1ª edição.  São Paulo: Rideel, 2003.

PROENÇA, Graça. História da arte. 17. ed. São Paulo: Editora Ática, 2010.

TUFANO, Douglas. Estudos de Literatura Brasileira.  2ª edição. São Paulo: Editora Moderna, 1978.

[Texto para o quadro.]

Local e data.
Literatura.
Nome do professor.

Arte e Literatura
     
1.      Conceito de arte: É quase toda forma de expressão que, pela estética, agrade aos sentidos.  É também um trabalho ou ato criativo realizado pelo artista, movido que é por um impulso interior.

1.1  As sete artes (?):
Música*: sua matéria-prima (linguagem) é o som;
Pintura: seu veículo de expressão são as cores e a forma;
Coreografia: sua linguagem é o movimento;
Escultura: sua expressão é o volume;
Arquitetura: sua matéria-prima é o espaço;
Cinema: usa imagens animadas e som;
Literatura: a matéria-prima da literatura é a língua.

A palavra música vem de musa. Nove eram as musas, cujo patrono era Apolo. Pégaso, por sua vez, é o signo da poesia: ele a representa.
       (É preciso distinguir língua de linguagem. Linguagem até abelhas e cachorros têm.  Mas língua é coisa exclusiva de humanos.)
            Alguns exemplos de arte: uma escultura de Rodin, o balé de Maurice Béjat, um filme de Felini e um desenho do próprio Pégaso.

2.      Conceitos de literatura:

arte da palavra;
conjunto de textos literários produzidos num país no decorrer do tempo;
ensino das primeiras letras;
conjunto de textos imaginativos, valorizados e, em muitos casos, carregados de vários significados (plurissignificação ou polissemia), representados por símbolos.

2.1 Texto literário: É aquele em que há estilo artístico (linguagem literária) pela exploração das figuras de linguagem em algumas (ou muitas) passagens (mas não no texto inteiro).  Pode ser produzido em forma de prosa de ficção ou em forma de poema.

2.2. Texto não literário: É caracterizado por mais denotação e pouca conotação (pouco sentido figurado). Tende a ser mais claro e objetivo do que o texto literário.

É válido comparar a pintura à produção de textos. O pintor de paredes está para o redator assim como o pintor de quadros está para o literato. Os quatro têm estética, mas de modos diferentes.
Também é importante saber que o mero uso de figuras de linguagem não com que o texto fique poético ou se torne literário: tais figuras são usadas no dia a dia sem que as falas cotidianas se tornem poéticas ou literárias: nem sempre embelezam a fala. Exemplo: O coração humano é uma bomba. A metáfora (um tipo de comparação) é uma forma de cognição, ou seja: é um modo de conhecer ou compreender o funcionamento do coração.

2.3 Linguagem literária e linguagem não literária

       Exemplo de linguagem literária:
       No palco do céu, sem cortinas de nuvens,
       Está a brilhar, linda, a lua,
       Mais do que nunca pura, cheia e alva.

       Exemplo de linguagem não literária:
       No céu pode ser vista a lua cheia.

2.4 Denotação e conotação

Denotação: É o significado literal, o significado primeiro de uma palavra ou frase.
Ex.: Não encontro a chave do portão.

Conotação: É o sentido figurado, conotativo, de uma palavra ou frase.
Ex.: Não tenho a chave do coração da minha bela, doce, pura, meiga e inocente Laura.


Folha de exercícios[1]:

Estudante:
Turma:
Data:

1.       Correlacione as colunas:

1.      Usa a forma e as cores.                                                ( ) Escultura                   
2.      Sua linguagem é o movimento.                                   ( ) Música
3.      Seu instrumento é a língua.                                         ( ) Pintura
4.      Seu veículo de expressão é o som.                               ( ) Coreografia
5.      Depende do volume para ter expressão.                       ( ) Cinema
6.      Sua linguagem é o próprio espaço.                              ( ) Arquitetura
7.      Hoje, usa o som; no passado, apenas imagens.             ( ) Literatura

2.      Defina arte em, no máximo, três linhas.

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3.      (UF-ES)[2]“Mas que significam as palavras? Que significam, na verdade, as palavras?  Que significa a palavra verdade, a palavra mentira ou a palavra amor?”  (LYRA, Bernadette. A panelinha de breu.)

       A afirmativa INCORRETA em relação ao conceito de literatura é:
a)      Literatura é a linguagem carregada de significado.
b)      No texto literário, as palavras possuem predominantemente sentido denotativo.
c)      Em literatura, cada palavra tem mil faces secretas sob a face neutra.
d)     O texto literário é plurissignificativo, passível de várias interpretações.
e)      A linguagem literária é predominantemente conotativa e metafórica.

Trabalho de pesquisa: questões que exigem investigação[3]

Para responder às questões abaixo, prezado aluno ou prezada aluna, consulte livros ou sites.

1.      Quantas e quais são as nove musas?
2.      Que relação mantêm elas com Apolo?
3.      Qual é a relação entre Pégaso e a poesia?


[1] Gabarito: Questão 1: 5, 4, 1, 2, 7, 6 e 3; Questão 2: resposta pessoal; Questão 3: b.

[2] Questão retirada da página 24 da 1ª edição do Minimanual Compacto de Literatura Portuguesa.

[3] Gabarito do trabalho de pesquisa: Questão 1: Nove eram as musas: Clio, musa da História; Euterpe, da música; Talia, musa da festa; Melpomene, cantora da tragédia; Terpsícore, da lírica coral; Polímnia, musa da retórica; Urânia, musa da astronomia; Calíope, da poesia épica. Questão 2: Apolo era patrono ou padrinho das nove musas. Questão 3: Pégaso teria dado um coice numa fonte, a Fonte de Hipocrene, que seria causa ou fonte de inspiração poética ou artística.  

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