Plano
de aula de Literatura
Colégio
ou escola:
Turma:
Professor(a):
Data: /
/ .
Duração
da aula: 1 hora e 40 minutos ou mais.
Recursos:
Para a exposição da matéria de que tratará a aula: lousa e giz. (Na falta destes, quadro branco e marcador.) Para
a atividade em sala: fotocópias.
Tema
e título da aula: Arte e Literatura.
Unidade
didática: Conceito de arte e conceitos de literatura;
linguagem literária e não literária; denotação e conotação; texto literário e
texto não literário; tipos de livro: livro didático (compêndio), dicionário,
enciclopédia e livro que contenha texto literário.
Atividades
em sala: Leitura coletiva do poema Arte de navegar, de Eugênio de Andrade, leitura da tabela que se
acha na página 14 do Minimanual Compacto
de Literatura Portuguesa e folha de exercícios.
Atividades
para o lar: Leitura do material didático e pesquisa de obras
de arte de qualquer tipo (quadros, peças teatrais, textos, filmes, músicas,
etc.) para discussão na aula seguinte.
Objetivo
geral:
Apresentar e exemplificar os conceitos
de arte e literatura e os fenômenos a elas inerentes.
Objetivos
específicos:
1º:
apresentar e exemplificar o conceito de arte e sua vinculação ao conceito de
procedimento (modo de fazer) e estética;
2º:
enunciar as sete artes e suas respectivas formas de expressão, isto é: suas
respectivas matérias-primas (Isso é importante porque está difundida a ideia de
que o cinema é considerado a sétima arte, do que se infere que há outras seis;
além disso, praticamente todas podem ser divididas em períodos ou escolas. E, uma vez que o professor de língua e
literatura é também professor de linguagem, é obrigado a mencionar as
diferentes formas de expressão com que se produzem discursos.);
3º:
mostrar que a matéria-prima da literatura é a língua (e não uma linguagem, um
código, qualquer), e que ela recebe um tratamento especial em algumas (ou
muitas) passagens do texto, e não nele todo;
4º:
expor a polissemia da palavra literatura e o significado que mais interessa à
aula;
5º: exemplificar a diferença entre
linguagem literária (estilo, modo de escrever, literário) e linguagem não
literária;
6º:
distinguir texto literário de não literário;
7º:
apontar a denotação e a conotação.
Conteúdo:
Toda a matéria do texto que será levado à lousa.
Procedimentos
de ensino: aula expositiva dialogada seguida de avaliação
formativa.
Avaliação
formativa: questões de múltipla escolha e questões
discursivas.
Etapas:
1ª parte:
|
revisão do conteúdo da aula anterior;
|
2ª parte:
|
lançamento do conteúdo novo da aula, a
ser anotado na lousa;
|
3ª parte:
|
explicação e exemplificação do
conteúdo novo;
|
4ª parte:
|
fixação da matéria por meio de
exercícios;
|
5ª parte:
|
dúvidas dos alunos e lição para o lar.
|
Referências
bibliográficas:
ALONSO,
André. Aula 9: Hesíodo e a poesia didática. In: ______. Bases da Cultura Ocidental. Rio de Janeiro: Fundação Cecierj, 2012,
p. 6.
CÂNDIDO,
Antonio. A literatura e a vida social.
In: ______. Literatura e sociedade: estudos de Teoria e História
Literárias. 13. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2014, p.
27-49.
FARACO,
Carlos Emílio; MOURA, Francisco Mato. Literatura Brasileira. 17ª edição, São Paulo: Editora Ática, 2003.
FISCHER,
Ernst. A necessidade da arte. Trad.
Leandro Konder. São Paulo: Círculo do livro,
sem data.
INFANTE,
Ulisses. Curso de Literatura de Língua Portuguesa. 1ª edição, São Paulo: Scipione, 2001.
MAGALHÃES,
Diógenes. Redação com base na Linguística (e não na Gramática). 10. ed. Rio de Janeiro: Edições Coisa Nossa,
2008.
OLIVEIRA,
Ana Tereza Pinto de; REIS, BENEDICTA Aparecida Costa dos. Minimanual Compacto de Literatura Portuguesa: teoria e
prática. 1ª edição. São Paulo: Rideel, 2003.
PROENÇA,
Graça. História da arte. 17. ed. São Paulo: Editora Ática, 2010.
TUFANO,
Douglas. Estudos de Literatura Brasileira. 2ª edição. São Paulo: Editora Moderna, 1978.
[Texto para o quadro.]
Local e data.
Literatura.
Nome do professor.
Arte
e Literatura
1.
Conceito
de arte: É quase toda forma de
expressão que, pela estética, agrade aos sentidos. É também um trabalho ou ato criativo
realizado pelo artista, movido que é por um impulso interior.
1.1 As sete artes
(?):
Música*: sua matéria-prima (linguagem) é
o som;
Pintura: seu veículo de expressão são as
cores e a forma;
Coreografia: sua linguagem é o
movimento;
Escultura: sua expressão é o volume;
Arquitetura: sua matéria-prima é o
espaço;
Cinema: usa imagens animadas e som;
Literatura: a matéria-prima da
literatura é a língua.
A palavra música vem de musa. Nove eram as musas, cujo patrono era Apolo. Pégaso, por sua
vez, é o signo da poesia: ele a representa.
(É preciso distinguir língua de linguagem. Linguagem até abelhas e
cachorros têm. Mas língua é coisa
exclusiva de humanos.)
Alguns
exemplos de arte: uma escultura de Rodin, o
balé de Maurice Béjat, um filme de Felini e um desenho do próprio Pégaso.
2.
Conceitos
de literatura:
arte da palavra;
conjunto de textos literários produzidos
num país no decorrer do tempo;
ensino das primeiras letras;
conjunto de textos imaginativos, valorizados
e, em muitos casos, carregados de vários significados (plurissignificação ou
polissemia), representados por símbolos.
2.1
Texto literário:
É aquele em que há estilo artístico (linguagem literária) pela exploração das figuras
de linguagem em algumas (ou muitas) passagens (mas não no texto inteiro). Pode ser produzido em forma de prosa de ficção ou em forma
de poema.
2.2.
Texto não
literário: É caracterizado por mais denotação e
pouca conotação (pouco sentido figurado). Tende a ser mais claro e objetivo do
que o texto literário.
É válido comparar a
pintura à produção de textos. O pintor de paredes está para o redator assim
como o pintor de quadros está para o literato. Os quatro têm estética, mas de
modos diferentes.
Também é importante
saber que o mero uso de figuras de linguagem não com que o texto fique poético
ou se torne literário: tais figuras são usadas no dia a dia sem que as falas
cotidianas se tornem poéticas ou literárias: nem sempre embelezam a fala.
Exemplo: O coração humano é uma bomba. A metáfora (um tipo de comparação) é uma
forma de cognição, ou seja: é um modo de conhecer ou compreender o
funcionamento do coração.
2.3
Linguagem literária e linguagem não literária
Exemplo de linguagem literária:
No palco do céu, sem cortinas de
nuvens,
Está a brilhar, linda, a lua,
Mais do que nunca pura, cheia e alva.
Exemplo de linguagem não literária:
No céu pode ser vista a lua cheia.
2.4
Denotação e conotação
Denotação: É o significado literal, o
significado primeiro de uma palavra ou frase.
Ex.: Não
encontro a chave do portão.
Conotação: É o sentido
figurado, conotativo, de uma palavra ou frase.
Ex.: Não
tenho a chave do coração da minha bela, doce,
pura, meiga e inocente Laura.
Estudante:
Turma:
Data:
1. Correlacione as colunas:
1.
Usa a forma e as cores.
( )
Escultura
2.
Sua linguagem é o movimento. ( ) Música
3.
Seu instrumento é a língua. ( )
Pintura
4.
Seu veículo de expressão é o som. ( ) Coreografia
5.
Depende do volume para ter expressão. ( ) Cinema
6. Sua linguagem é o próprio espaço. ( ) Arquitetura
7.
Hoje, usa o som; no passado, apenas imagens. ( ) Literatura
2. Defina arte em, no máximo, três linhas.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3.
(UF-ES)[2]“Mas que significam as palavras? Que
significam, na verdade, as palavras? Que
significa a palavra verdade, a palavra mentira ou a palavra amor?” (LYRA, Bernadette. A panelinha de breu.)
A afirmativa INCORRETA em relação ao conceito de literatura é:
a)
Literatura é a linguagem carregada de significado.
b)
No texto literário, as palavras possuem predominantemente sentido
denotativo.
c)
Em literatura, cada palavra tem
mil faces secretas sob a face neutra.
d)
O texto literário é plurissignificativo, passível de várias
interpretações.
e)
A linguagem literária é predominantemente conotativa e metafórica.
Trabalho
de pesquisa: questões que exigem investigação[3]
Para responder às
questões abaixo, prezado aluno ou prezada aluna, consulte livros ou sites.
1.
Quantas e quais são as nove musas?
2.
Que relação mantêm elas com Apolo?
3.
Qual é a relação entre Pégaso e a
poesia?
[1]
Gabarito: Questão 1: 5, 4, 1, 2, 7,
6 e 3; Questão 2: resposta pessoal; Questão 3: b.
[2] Questão retirada da página 24 da
1ª edição do Minimanual Compacto de
Literatura Portuguesa.
[3] Gabarito do trabalho de
pesquisa: Questão 1: Nove eram as
musas: Clio, musa da História; Euterpe, da música; Talia, musa da festa;
Melpomene, cantora da tragédia; Terpsícore, da lírica coral; Polímnia, musa da
retórica; Urânia, musa da astronomia; Calíope, da poesia épica. Questão 2: Apolo era patrono ou
padrinho das nove musas. Questão 3:
Pégaso teria dado um coice numa fonte, a Fonte de Hipocrene, que seria causa ou
fonte de inspiração poética ou artística.
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