PLANO
DE AULA DE LITERATURA
Colégio ou escola:
Turma:
Professor: Márcio Alessandro
de Oliveira.
Data: /
/ .
Duração da aula: 1 hora e 40
minutos.
Recursos: Para a exposição da
matéria de que tratará a aula: lousa, giz (na falta destes, quadro branco e
marcador) e projetor para slides. Para a atividade em sala: fotocópias.
Tema e título da aula: Gêneros literários II:
No plano do conteúdo: o épico, o lírico, o dramático e o narrativo.
Unidade didática: Gêneros
literários (com as funções da linguagem que lhes são próprias): a prosa e os
versos (no plano da forma e do ritmo); o épico, o dramático (comédia e
tragédia), o lírico e o narrativo (no plano do conteúdo).
Atividades em sala: Possível
exibição do filme Helena de Troia, leitura
da tabela presente na página 22 da 1ª edição do Minimanual Compacto de Literatura Portuguesa e divisão da turma em
grupos para elaboração de trabalhos ao longo dos dias seguintes. Cada grupo receberá fichas, que deverão ser
preenchidas, e excertos de poemas que exemplifiquem as características
temáticas e formais dos gêneros. Haverá
grupos que receberão fichas a propósito do gênero narrativo; outros, a
propósito do gênero lírico, outros ainda, a propósito dos dois gêneros
restantes, para apresentação de futuros seminários.
Pré-requisitos:
1. Participação
na aula anterior: Gêneros literários I: No plano da
forma e do ritmo: prosa e versos, em que fica clara a diferença entre prosa,
organizada em parágrafos, e poemas, organizados em versos e estrofes.
2. Aceitação
do fato de que os textos (entendidos como objetos feitos de símbolos, e não de índices
ou ícones) podem receber classificações ilimitadas, isto é: que podem ser
encaixados em gêneros. Os textos
literários não são uma exceção.
Objetivo geral:
Apresentar as diferenças entre os gêneros épico, lírico, dramático e
narrativo, no plano do conteúdo.
Objetivos específicos:
1º: Mostrar as características
do gênero épico;
2º: Apresentar, em linhas
gerais e de modo contextualizado, Gilgamesh,
A Ilíada, A Odisseia (preferencialmente na tradução de Haroldo de Campos) e a
Eneida;
3º: Mostrar as
características do gênero lírico;
4º: Exemplificar
características do lírico com poemas de Cruz e Sousa, Camões, Castro Alves,
Fernando Pessoa e cantigas de maldizer;
5º: Mostrar as
características do gênero dramático;
6º: Resumir a tragédia de
Édipo e algumas histórias, como a Guerra
dos Sexos e O Auto da Barca do
Inferno (“Todo o mundo quer dinheiro e ninguém quer consciência.”)
7º: Mostrar as características
do gênero narrativo;
8º: Discutir com os alunos os
romances que tenham lido para apontar características do gênero narrativo e dos
gêneros conto, novela e romance;
9º: Falar das novelas de
cavalaria e dos romances Dom Quixote
e A Fogueira das Vaidades.
Conteúdo: Toda a matéria do
texto que será levado à lousa.
Desenvolvimento:
O professor inicia a aula com os cumprimentos de etiqueta elementar; depois
começa a copiar no quadro o texto que contém a matéria tentando alternar a
atenção: num momento olha para o quadro, em outro, para a turma.
Referências bibliográficas:
ALONSO, André. Bases da Cultura Ocidental (v. 1). 1ª edição, Rio de Janeiro: Fundação Cecierj,
2012.
FARACO, Carlos Emílio; MOURA, Francisco Mato. Literatura
Brasileira. 17ª edição, São Paulo:
Editora Ática, 2003.
INFANTE, Ulisses. Curso de Literatura de Língua Portuguesa. 1ª edição, São Paulo: Scipione, 2001.
OLIVEIRA, Ana Tereza Pinto de; REIS, BENEDICTA Aparecida Costa dos. Minimanual
Compacto de Literatura Portuguesa: teoria e prática. 1ª edição.
São Paulo: Rideel, 2003.
TUFANO, Douglas. Estudos de Literatura Brasileira. 2ª edição.
São Paulo: Editora Moderna, 1978.
(Texto para lousa.)
Literatura.
Márcio.
Gêneros literários
II: o épico, o lírico, o dramático e o narrativo
No plano da forma:
|
Gêneros literários:
|
No plano do conteúdo:
|
Prosa de ficção
(parágrafos)
|
conto;
novela;
romance.
|
Narrativo
|
Poemas
(versos livres e/ou brancos em
estrofes, com ritmo, melodia, cadência, aliteração e assonância)
|
soneto italiano (petrarquiano);
soneto inglês (sheakespeare);
soneto spenserista;
canção;
elegia;
ode;
écloga (ou égloga);
balada;
rondó;
rondel;
haicai;
oitavas;
sextilhas;
cantigas de escárnio e maldizer.
|
Lírico
|
Poemas
|
epopeias
|
Épico (heroico)
|
Peças teatrais
(dramaturgia)
|
tragédia;
comédia;
tragicomédia;
drama (séc. XVIII);
auto;
farsa.
|
Dramático
|
FICHA DE LEITURA
Grupo:
Turma:
Obra: A Ilíada.
Edição usada (com informações da ficha
catalográfica, o ISBN e o nome do tradutor):
Data de existência em forma oral:
Data do texto escrito mais antigo:
Autor: Homero ( ) e coletividade.
País de origem:
Biografia de Homero (até cinco linhas):
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Enredo de A Ilíada: Anexar resumo de pelo menos vinte linhas.
Importante: Anexar fichas biográficas
das principais personagens.
FICHA DE LEITURA
Grupo:
Turma:
Obra: A Odisseia.
Edição usada (com informações da ficha catalográfica, como ISBN e nome
do tradutor):
Data de existência em forma oral:
Data do texto escrito mais antigo:
Autor: Homero ( ) e coletividade.
País de origem:
Biografia de Homero (até cinco linhas):
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Enredo de A Odisseia: Anexar
resumo de pelo menos vinte linhas.
Importante: Anexar fichas biográficas das principais personagens.
FICHA DE LEITURA
Grupo:
Turma:
Obra: Gilgamesh.
Edição usada (com informações da ficha catalográfica, como ISBN e nome
do tradutor):
Data de existência em forma oral:
Data do texto escrito mais antigo:
Autor: ( ).
País de origem:
Biografia do autor (até cinco linhas):
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Enredo de Gilgamesh: Anexar
resumo de pelo menos vinte linhas.
Importante: Anexar fichas biográficas das principais personagens.
FICHA DE LEITURA
Grupo:
Turma:
Obra: Eneida.
Edição usada (com informações da ficha catalográfica, como ISBN e nome
do tradutor):
Data de existência em forma oral:
Data do texto escrito mais antigo:
Autor: Virgílio ( ).
País de origem:
Biografia do autor (até cinco linhas):
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Enredo de Eneida: Anexar
resumo de pelo menos vinte linhas.
Importante: Anexar fichas biográficas das principais personagens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário