quarta-feira, 30 de novembro de 2016

GÊNEROS LITERÁRIOS II: NO PLANO DO CONTEÚDO: O ÉPICO, O LÍRICO, O DRAMÁTICO E O NARRATIVO

       PLANO DE AULA DE LITERATURA

       Colégio ou escola:
       Turma:
       Professor: Márcio Alessandro de Oliveira.
       Data:  /  /  .
       Duração da aula: 1 hora e 40 minutos.
       Recursos: Para a exposição da matéria de que tratará a aula: lousa, giz (na falta destes, quadro branco e marcador) e projetor para slides.  Para a atividade em sala: fotocópias.
       Tema e título da aula: Gêneros literários II: No plano do conteúdo: o épico, o lírico, o dramático e o narrativo.
       Unidade didática: Gêneros literários (com as funções da linguagem que lhes são próprias): a prosa e os versos (no plano da forma e do ritmo); o épico, o dramático (comédia e tragédia), o lírico e o narrativo (no plano do conteúdo).
       Atividades em sala:  Possível exibição do filme Helena de Troia, leitura da tabela presente na página 22 da 1ª edição do Minimanual Compacto de Literatura Portuguesa e divisão da turma em grupos para elaboração de trabalhos ao longo dos dias seguintes.  Cada grupo receberá fichas, que deverão ser preenchidas, e excertos de poemas que exemplifiquem as características temáticas e formais dos gêneros.  Haverá grupos que receberão fichas a propósito do gênero narrativo; outros, a propósito do gênero lírico, outros ainda, a propósito dos dois gêneros restantes, para apresentação de futuros seminários.
       Pré-requisitos:
1.      Participação na aula anterior: Gêneros literários I: No plano da forma e do ritmo: prosa e versos, em que fica clara a diferença entre prosa, organizada em parágrafos, e poemas, organizados em versos e estrofes.
2.      Aceitação do fato de que os textos (entendidos como objetos feitos de símbolos, e não de índices ou ícones) podem receber classificações ilimitadas, isto é: que podem ser encaixados em gêneros.  Os textos literários não são uma exceção. 
       Objetivo geral:
       Apresentar as diferenças entre os gêneros épico, lírico, dramático e narrativo, no plano do conteúdo.
       Objetivos específicos:
       : Mostrar as características do gênero épico;
       : Apresentar, em linhas gerais e de modo contextualizado, Gilgamesh, A Ilíada, A Odisseia (preferencialmente na tradução de Haroldo de Campos) e a Eneida;
       : Mostrar as características do gênero lírico;
       : Exemplificar características do lírico com poemas de Cruz e Sousa, Camões, Castro Alves, Fernando Pessoa e cantigas de maldizer;
       : Mostrar as características do gênero dramático;
        : Resumir a tragédia de Édipo e algumas histórias, como a Guerra dos Sexos e O Auto da Barca do Inferno (“Todo o mundo quer dinheiro e ninguém quer consciência.”)  
       : Mostrar as características do gênero narrativo;
        : Discutir com os alunos os romances que tenham lido para apontar características do gênero narrativo e dos gêneros conto, novela e romance;
       : Falar das novelas de cavalaria e dos romances Dom Quixote e A Fogueira das Vaidades.
      
       Conteúdo: Toda a matéria do texto que será levado à lousa.
       Desenvolvimento: O professor inicia a aula com os cumprimentos de etiqueta elementar; depois começa a copiar no quadro o texto que contém a matéria tentando alternar a atenção: num momento olha para o quadro, em outro, para a turma.

       Referências bibliográficas:

       ALONSO, André.  Bases da Cultura Ocidental (v. 1).  1ª edição, Rio de Janeiro: Fundação Cecierj, 2012.

       FARACO, Carlos Emílio; MOURA, Francisco Mato.  Literatura Brasileira.  17ª edição, São Paulo: Editora Ática, 2003.

       INFANTE, Ulisses.  Curso de Literatura de Língua Portuguesa.  1ª edição, São Paulo: Scipione, 2001.

       OLIVEIRA, Ana Tereza Pinto de; REIS, BENEDICTA Aparecida Costa dos.  Minimanual Compacto de Literatura Portuguesa: teoria e prática.  1ª edição.  São Paulo: Rideel, 2003.

       TUFANO, Douglas.  Estudos de Literatura Brasileira.  2ª edição.  São Paulo: Editora Moderna, 1978. 

                                                                    (Texto para lousa.)

Literatura.
Márcio.
Gêneros literários II: o épico, o lírico, o dramático e o narrativo

No plano da forma:
Gêneros literários:
No plano do conteúdo:
Prosa de ficção
(parágrafos)
conto;
novela;
romance.
Narrativo
Poemas
(versos livres e/ou brancos em estrofes, com ritmo, melodia, cadência, aliteração e assonância)
soneto italiano (petrarquiano);
soneto inglês (sheakespeare);
soneto spenserista;
canção;
elegia;
ode;
écloga (ou égloga);
balada;
rondó;
rondel;
haicai;
oitavas;
sextilhas;
cantigas de escárnio e maldizer.
Lírico
Poemas
epopeias
Épico (heroico)
Peças teatrais
(dramaturgia)
tragédia;
comédia;
tragicomédia;
drama (séc. XVIII);
auto;
farsa.

Dramático



 FICHA DE LEITURA

Grupo:
Turma:      
Obra: A Ilíada.
Edição usada (com informações da ficha catalográfica, o ISBN e o nome do tradutor): 
Data de existência em forma oral:
Data do texto escrito mais antigo:
Autor: Homero (         ) e coletividade.
País de origem:
Biografia de Homero (até cinco linhas):

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Enredo de A Ilíada: Anexar resumo de pelo menos vinte linhas.

Importante: Anexar fichas biográficas das principais personagens.













FICHA DE LEITURA

       Grupo:
       Turma:
       Obra: A Odisseia.
       Edição usada (com informações da ficha catalográfica, como ISBN e nome do tradutor):
       Data de existência em forma oral:
       Data do texto escrito mais antigo:
       Autor: Homero (                  ) e coletividade.
       País de origem:
       Biografia de Homero (até cinco linhas):
     ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

       Enredo de A Odisseia: Anexar resumo de pelo menos vinte linhas.

       Importante: Anexar fichas biográficas das principais personagens.












FICHA DE LEITURA

       Grupo:
       Turma:
       Obra: Gilgamesh.
       Edição usada (com informações da ficha catalográfica, como ISBN e nome do tradutor):
       Data de existência em forma oral:
       Data do texto escrito mais antigo:
       Autor:                       (                  ).
       País de origem:
       Biografia do autor (até cinco linhas):
     ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

       Enredo de Gilgamesh: Anexar resumo de pelo menos vinte linhas.
      
       Importante: Anexar fichas biográficas das principais personagens.












FICHA DE LEITURA

       Grupo:
       Turma:
       Obra: Eneida.
       Edição usada (com informações da ficha catalográfica, como ISBN e nome do tradutor):
       Data de existência em forma oral:
       Data do texto escrito mais antigo:
       Autor: Virgílio (                  ).
       País de origem:
       Biografia do autor (até cinco linhas):
     ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

       Enredo de Eneida: Anexar resumo de pelo menos vinte linhas.

       Importante: Anexar fichas biográficas das principais personagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário